Você teve Educação Financeira na sua Infância?

Todo mundo fala que os pais influenciam a formação do caráter das crianças, e será que os pais também influenciam a nossa vida financeira?

Hoje que venho buscando aprimorar o meu conhecimento nesta área, fiz uma retrospectiva do que aprendi com os meus pais ou do que deveria ter aprendido e citarei aqui uma passagem da minha infância.

Minha mãe sempre foi uma lutadora, trabalhava até nos feriados e finais de semana para poder nos sustentar na época que se separou do meu pai, e sempre estava preocupada em pagar as contas.

Era sempre assim tira daqui e cobre ali, era um tal de cheque pré-datado pra lá e pra cá, isso quando ela não comprava panelas, tapetes e afins para casa dos vendedores ambulantes que passavam na porta de casa, naquela época era difícil comprar nas casas bahias (só quem tinha renda comprovada).

A referencia que tive da minha mãe foi:  trabalhe muito, que você conseguirá pagar as dívidas que fez, e eu adotando o exemplo que tive em casa por muito tempo  fiz isto, só que naquele momento já existiam as linhas de créditos como LIS, Cartão de Crédito e outros meios os quais eu utilizei e muito.

 Não posso reclamar e dizer que muitas aquisições que fiz não foram boas, mas poderia ter ocorrido um equilíbrio e não houve, poderia ter aprendido a guardar um pouco e não gastar tudo, poderia ter aprendido a fazer o dinheiro trabalhar pra mim e não o contrário.

Hoje percebi o quanto é importante a educação financeira e acredito que ela deveria começar na escola, os nossos pais seguiram os exemplos de nossos avos e assim sucessivamente, podemos dizer foi uma herança de pai pra filho.

Não crítico em nada a minha mãe, só tenho a agradecer a grande mulher que ela foi e a sua determinação para conseguir as coisas. Infelizmente  minha mãe morreu aos 56 anos vítima de câncer, não nos deixou nada de patrimônio financeiro, mas nos deu uma lição de vida : devemos ter determinação, trabalhar para conquistar o que queremos e também guardar uma parte é claro sem privações.

 E você teve educação financeira na sua casa? Compartilhe conosco.

Beijos e uma ótima semana.

Luciana Paixão

 

 

Sobre Luciana

Consultora Tributária, Formada em Ciências Contábeis com pós-graduação em Direito Tributário e com cursos na àrea de Finanças Pessoais. Montou o blog para auxiliar todas as mulheres e homens que tem dificuldade em se planejar financeiramente. Esclarecendo dúvidas sobre finanças pessoais, investimentos e a bolsa de valores, através de dicas e experiências vividas.
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

10 respostas para Você teve Educação Financeira na sua Infância?

  1. Michaela Grubinger Niedrist disse:

    Oi Lu,

    Acho tão bacana seu blog!!! Bom, na minha casa nós sempre tivemos tudo, enquanto meu pai era diretor de uma multinacional, posso dizer que tínhamos um poder aquisitivo bem alto, vivíamos às mil maravilhas! Eu e minha irmã tivemos a oportunidade de estudar nas melhores escolas, fazer intercâmbio… porém, quando meu pai decidiu abrir seu próprio negócio, perdeu todo o patrimônio em um ano. Meu pai é engenheiro, decidiu ser empreendedor e infelizmente não entende absolutamente nada de administração… Foi um baque muito grande, e já fazem mais de 18 anos que ele tenta se reerguer de alguma forma. Apredi muito com isso, que nunca iria passar pela situação que ele passou, decidi estudar administração para aprender a administrar tudo, dinheiro, trabalho e até a vida pessoal. Até agora tem dado muito certo, continuo estudando para abrir meu próprio negócio, agora em outro país. De uma forma ou de outra, acabamos sempre tirando uma lição do que aprendemos em casa.

    Continue escrevendo e eu vou continuar com meu trabalho de divulgação do seu blog! Mais mulheres precisam conhecer e trocar experiencias no seu blog!

    Beijo grande!

    • Luciana disse:

      Oi Micha quem bom ter notícias suas e que está gostando do conteúdo, realmente aprender a administrar é o mais difícil, mas depois que aprendemos o caminho ele é tão agradável e surpreendente, pode acreditar!
      Muito obrigada pela sua contribuição, esse aqui é um espaço pra todas nós.
      Beijos

  2. Fabiana disse:

    Essas experiências de vida financeira nos orienta no dia-a-dia, pois realmente é difícil conseguir pagar todas as contas, imagine só … guardar dinheiro!!!
    Realmente agradeço a dica da colega, pois muito tem me ajudado com suas orientações , pois conseguir eliminar boa parte de minhas pendências com o cartão de crédito e, até mesmo a aquisição de produtos que beneficiaram seus filhos futuramente.
    Parabéns!!!!!!! Por sua perseverença e continue nos ajudando com seus comentários úteis e necessários.. o difícil é aprender a ouvir.. mas, depois no fim tudo dá certo.

    Bjos amiga!!!

  3. Olha, a única educação que tive sobre finanças lá em casa foi que meu pai é quem tem todo o dinheiro! E até hoje tem gente na minha família que pensa do mesmo jeito. Inclusive ele, que não admite que eu não dependo mais do $$$ dele!

    • Luciana disse:

      Oi Paty quem bom vê-la por aqui, é infelizmente a educação financeira no lar é bem difícil mesmo, mas o bom é que aprendemos com ela né.

      Beijos.

      Luciana

  4. miriam alves de paula vicente disse:

    Menina linda muito bom… tudo isso sobre finanças, eu aprendi muito com meus pais tb, ele soube quardar e aplicar em imoveis, para um futuro melhor qdo todos pensavam em ter so para o dia, visto que ele vinha de uma familia numerosa, e poucos recursos.
    E hoje ele prosperou e o maior ensimanento de tudo e poupar, pra ter qdo ter tb poupar.
    Tambem batalho muito e tento ensinar aos meus filhos, a Elis a esta começando Ciencias Contabeis e o seu primeiro ano pra melhor aplicar em sua vida de hoje e de amanha, o Denis tb com o falecimento do pai teve q. aprender a ser o homen da casa com minha supervisao e claro. E temos acertado, estamos mais unido em tudo.
    Continue escrenvendo sempre, e que orgulho o pai fica viu.
    E todos nos, aqui torcendo por ti.
    beijo menina.

    • Luciana disse:

      Miriam querida, muito bom ter compartilhado aqui os seus conhecimentos sempre contribui pra todas nós.
      Que bom que a Elis estuda Ciências Contábeis, e o Denis está se tornando o homem da casa, pra mim vc é um grande exemplo de mulher empreendedora e este cantinho sempre estará aqui pra sugestões e ideias de pessoas como você.

      Bjs grande!

  5. miriam alves de paula vicente disse:

    [b] Ola, feliz dia da Luciana.
    Muitas bençaos de Deus pra ti, no dia do niver e nos outros dias tb.
    Dia mais que especial, junto de seus queridos que te amam de verdade.
    Parabens..
    bjus

Deixe uma resposta

