Que tal começar o seu orçamento hoje?

Como tudo começou?

Olá sou Luciana Paixão, 34 anos, contadora, ex-endividada, hoje investidora e uma futura milionária, isso mesmo, tenho metas e alcançarei o meu primeiro milhão e você também pode.

Mas preciso confessar que as coisas nem sempre foram assim e hoje para estar no jornal falando de investimentos (me considero um bebê neste assunto), tive uma longa caminhada pelo mundo das dívidas, por falta de educação financeira, que acredito que comece em nosso lar (mas este é um assunto pra outro post).

Eu sempre fui uma pessoa que trabalhou desde cedo e que não ganhava mal, mas por estar vivendo um padrão de vida que não era o meu, me endividei e deixei de realizar sonhos ou de ter uma segurança financeira (uma reserva) em situações difíceis da minha vida. 

Pra chegar até aqui o ponto primordial foi admitir que eu tinha problemas e que aquela situação não poderia continuar assim, se não chegaria na melhor idade sem nada.

Então resolvi fazer o meu orçamento, achava que sabia de todas as minhas contas de cabeça, grande engano. Sempre achamos que as temos, mas não temos e sabe por que??? muitas vezes nos enganamos ou não queremos sentar uma hora que seja para fazer isto, e estar de frente com a realidade.

Voltando a questão de como tudo começou só me dei conta de que gastava demais quando sentei e montei meu orçamento, negativo total, vermelho total, se você souber de outra palavra pra descrever pode ter certeza ela caberia a minha situação.

Perguntei-me por diversas vezes: Como cheguei neste ponto????? E explico a vocês: Fazendo o que todo mundo faz: pagamentos mínimos do cartão de crédito, utilização de cheque especial e empréstimos bancários para conseguir quitar as dívidas que em pouco tempo já estava por lá de novo, é isto mesmo, você se reconhece em um destes exemplos?

Bom depois deste breve desabafo, minha recomendação é de que se você está endividado, não tenha vergonha, pois muitos brasileiros se encontram nesta situação a única diferença é que você está tentando não ficar mais nela, e quem sabe daqui algum tempo sair desta situação e se tornar um poupador/investir.

A minha dica então é comece com um orçamento, sei que você já deve ter lido isto em um monte de lugar, mas funciona. 

Dicas para montar um orçamento 

– Liste todas as suas receitas e despesas (inclusive crie uma linha em seu orçamento para despesas extraordinárias estimadas);

– Liste também todas as dívidas (neste primeiro momento é melhor que seja em separado, crie uma planilha com prazos, nº de parcelas pagas e valor da parcela) 

– Inclua as dívidas no seu orçamento;

– Corte gastos por um período (mas deixe a linha de diversão, pelo menos uma cervejinha ou batata frita);

Após este exercício você saberá por quanto tempo estas despesas estarão em seu orçamento, calma, calma, eu sei esse é o pior momento (caso esteja endividado), mas é só o início de uma nova vida pode acreditar, se eu consegui você também consegue.

Este processo é dolorido, mas posso garantir se você chegar ao final do mês com R$ 10,00 na carteira, você poderá se considerar um vencedor.  A maioria das pessoas que conheço o salário dura até o dia seguinte de seu recebimento, e isto acaba comprometendo sua vida em todos os aspectos.

O primeiro passo é o mais importante as informações estão por aí, então mão na massa. Nos próximos posts escreverei mais sobre este assunto, uma coisa por vez né.

E aí você tem um orçamento? Que tal começar hoje?

Abraços,

Luciana Paixão

Sobre Luciana

Consultora Tributária, Formada em Ciências Contábeis com pós-graduação em Direito Tributário e com cursos na àrea de Finanças Pessoais. Montou o blog para auxiliar todas as mulheres e homens que tem dificuldade em se planejar financeiramente. Esclarecendo dúvidas sobre finanças pessoais, investimentos e a bolsa de valores, através de dicas e experiências vividas.
Esse post foi publicado em Ações, Eventos, Na mídia, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Que tal começar o seu orçamento hoje?

  1. hotmar disse:

    Luciana, em primeiro lugar, parabéns pela vitória em suas finanças pessoais. Dar um giro de 360 graus, saindo das dívidas, quitando-as todas, e começando a entrar no mundo dos investimentos, com metas e objetivos factíveis, bem como um plano de ação bem montado em relação aos seus projetos de vida, é uma vitória e tanto!

    Ademais, parabéns também pelos artigos. Vim até o seu blog por meio do Hoje eu não comprei, da Thaís. E estou saboreando cada artigo aqui publicado – esse, sobre o orçamento, é um incentivo e tanto para todos os que pretendem ter uma vida financeira mais organizada. Sucesso!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

