Caiu o valor das ETFs

Ok, vocês que não entendem muito de ações devem estar se perguntando o que é ETF. Eu explico. ETF (Exchange Traded Fund) nada mais é do que mais uma forma de investimento em ações. Mas primeiro vou explicar como se investe no mercado de ações.

Primeiro é necessário abrir uma conta em uma corretora cadastrada na BMF Bovespa. O custo é zero, é só mandar uma lista de documentos (que nem é tão grande assim) e assinar o contrato. Feito isso, você deve transferir o dinheiro para investimento para a conta da corretora. Sempre haverá o custo do DOC, mas é baixo se comparado aos rendimentos.

Através da corretora, você pode investir de várias formas. As mais comuns são:
– Comprando ações no Home Broker – um sistema que funciona mais ou menos como o Internet Banking. Você escolhe quantas e quais ações comprar.
– Investindo em um fundo de ações da corretora – é só escolher o fundo que mais apetece. Nessa modalidade você não escolhe as ações do fundo.
Clube de investimento – você também não escolhe as ações, mas como faz parte do Clube, tem algum poder de decisão sobre as ações que podem ser compradas, junto com os outros membros.

Agora sim! O que são ETFs? Eles são um fundo de ações, PORÉM você compra ele através do Home Broker. Ou seja, quando você compra um ETF, você está investindo na verdade em várias ações ao mesmo tempo. A novidade é que a partir de 2 de agosto, o lote-padrão das ETFs será reduzido de 100 para 10 cotas, o que significa que o valor mínimo necessário para investir neste produto diminuirá também em dez vezes. Um lote-padrão do ETF BOVA11, que espelha o Índice Bovespa, passará dos atuais 6.280 reais para 628 reais.

Qual é o objetivo disso? Fazer com que as pessoas físicas, que não têm muito para investir, tenham uma chance de entrar na Bolsa. Vale lembrar que aplicações em bolsa de valores podem ser caras, principalmente por causa dos custos, por isso o recomendável é começar com um valor relativamente alto – alguns falam em R$ 3.000 a R$ 5.000. Com as ETFs, é possível começar com um valor mais baixo. E por isso essa notícia é legal pra gente!

Para entender mais sobre esse assunto, recomendo a leitura desse guia da Revista Exame. Ainda ficou com dúvidas? Comenta aí que a gente tenta responder!

Esse post foi publicado em Ações e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s